Grã-Bretanha bate recorde de eletricidade sem carvão em meio a bloqueio de coronavírus

A Grã-Bretanha registrou um novo recorde de 18 dias, seis horas e 15 minutos sem queimar carvão para gerar eletricidade - e contar -, já que o bloqueio do coronavírus reduz a demanda em quase 20%.

A Grã-Bretanha registrou um novo recorde de 18 dias, seis horas e 15 minutos sem queimar carvão para gerar eletricidade – e contar -, já que o bloqueio do coronavírus reduz a demanda em quase 20%.

Essa combinação significa que as emissões de CO2 do sistema elétrico do país foram reduzidas em um terço durante o período sem carvão em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante o período recorde, a demanda foi 18% menor que no ano passado, com o fechamento de empresas em todo o país devido à resposta do coronavírus.

As energias renováveis ​​têm sido a maior fonte de eletricidade, fornecendo 37%, com outros 32% a gás e 22% a energia nuclear. Os 9% restantes foram importados da França, Bélgica e Holanda.

Os números contrastam fortemente com 2012 – os primeiros dados detalhados disponíveis – quando o carvão forneceu cerca de 43% do total para a Grã-Bretanha, outros 26% eram de gás e apenas 7% de fontes renováveis.

Registro sem carvão
Em 2016, pouco antes da meia-noite de 9 de maio, o sistema elétrico da Grã-Bretanha funcionava sem centrais elétricas a carvão pela primeira vez desde que uma rede pública foi estabelecida em 1882. Após cerca de quatro horas de operação sem carvão, um dos países as demais usinas de carvão foram ligadas novamente.

Pouco menos de um ano depois, a rede ficou sem carvão por um período completo de 24 horas que terminou em 21 de abril de 2017. A primeira semana sem carvão no início de maio do ano passado foi rapidamente seguida por uma primeira quinzena, que passou a ser definida o recorde atual de produção sem carvão de 18 dias, seis horas e dez minutos.

O uso de carvão para gerar eletricidade está em queda e caiu de uma participação de 40% nos suprimentos do Reino Unido em 2012 para 25% em 2015 e 2% no ano passado. Existem várias razões para esse declínio.

A principal delas é a queda constante da demanda por eletricidade e um enorme aumento na geração renovável. Outro fator importante é o imposto de carbono complementar do Reino Unido, conhecido como “suporte ao preço do carbono”, que foi introduzido em 2013 e atingiu £ 18 por tonelada de CO2 em abril de 2015.

Enquanto mais de dois terços do suprimento de eletricidade em 2012 vieram de combustíveis fósseis, incluindo mais de dois quintos do carvão e mais um quarto do gás, a Grã-Bretanha agora obtém confortavelmente mais da metade de sua eletricidade de suprimentos de baixo carbono.

Em 2020 até hoje, pouco mais de um terço da eletricidade na Grã-Bretanha era proveniente de combustíveis fósseis, dos quais a grande maioria era de gás.


CARVÃO AQUI NÃO
Diga não ao carvão! Assine nossa petição:
https://campanhas.arayara.org/carvaoaquinao


Bloqueio baixo
Um contribuinte para a situação atual é a atual crise de coronavírus, com países em todo o mundo bloqueando suas economias em uma tentativa de controlar a disseminação de casos e impedir a perda de vidas.

Em 23 de março, controles rígidos foram introduzidos na vida cotidiana no Reino Unido, forçando muitas empresas a fechar suas portas. Como em outros países que implementam essas medidas, a demanda de eletricidade caiu.

A demanda horária de eletricidade em 2020 (linhas vermelhas no gráfico abaixo) geralmente tem sido menor do que nos dois anos anteriores (2018, cinza e 2019, azul), em parte devido a um inverno quente. Mesmo assim, o gráfico mostra uma redução acentuada da demanda a partir do final de março e persistindo desde então.

Com a demanda sendo muito menor do que o normal, a geração de gás também foi menor que no ano passado – uma queda de 37% em relação aos níveis de 2019 – apesar da rede estar livre de carvão durante o período.

Fonte: Carbon Brief

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.