Quem Somos

O Observatório do Carvão Mineral (OCM) é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a criar, mapear e divulgar informações do mundo e da América Latina sobre a mineração do carvão. É destinado a desenvolver pesquisas e ações que contribuam efetivamente para transição energética, ou seja, para o uso de energias limpas.

Preocupados com dados alarmantes sobre as consequências da mineração em diversas áreas do Brasil e do mundo, um grupo de instituições decidiu unir forças em um projeto maior: o Observatório do Carvão. Dele, fazem parte a 350.org Brasil, a Coalização Não Fracking Brasil Pelo Clima, Água e Vida (COESUS), o Instituto Arayara de Educação para a Sustentabilidade (Fundação Arayara), o Instituto Clima e Sociedade (iCS), Rede Guarani e sociedade civil.

O Observatório do Carvão Mineral atua como um órgão de inteligência que, por meio de pesquisa, planejamento, informação e mobilização, promove a convivência harmoniosa entre homem, cidade e natureza. Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Ceará, Sergipe e São Paulo são focos de ações do Observatório.

Um dos objetivos também é monitorar e dialogar com o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEE) e a Agência Nacional de Mineração (ANM), instituições ligadas à gestão da atividade de mineração e dos recursos minerais brasileiros.

Missão

Desenvolver, mapear e compartilhar informações técnicas e científicas sobre o carvão; criar alianças estratégicas; estimular mobilizações contínuas e influenciar tomadas de decisões em prol de um mundo mais sustentável.

Visão

Ser entidade referência e agente catalisador de ações em prol das energias limpas.

Valores

Responsabilidade, imparcialidade, diálogo e excelência.

Serviços

Mapeamento de termelétricas que utilizam o carvão como combustível;
Acompanhamento das políticas públicas estaduais e federais de incentivo fiscal e de subsídios com recursos públicos;
Mapeamento da cadeira de importação do carvão estrangeiro;
Mapa das reservas de carvão nacional e das minas de exploração (em atividade ou não) e seus impactos;
Mobilizações junto ao poder público para a transição energética do carvão mineral para as energias renováveis;
Incentivo de atividades sustentáveis que gerem empregos e outras oportunidades para as populações nas áreas afetadas da mineração;
Relatórios anuais dos impactos negativos econômicos, sociais e ambientais da mineração no Brasil;
Produção de releases e comunicação especializada junto à imprensa nacional e internacional.