I Congresso Internacional sobre a Obsolescência do Carvão Mineral, Energias Sustentáveis e Transição Justa traz debate sobre descarbonização e transição energética

O primeiro Congresso Internacional Obsolescência do Carvão Mineral, Energias Sustentáveis e Transição Justa será sediado entre os dias 14, 15 e 16 de setembro no Brasil em três Universidades Federais promovendo debates e trabalhos científicos multidisciplinares

 

O 1° Congresso Internacional – Obsolescência do Carvão Mineral, Energias Sustentáveis e Transição Justa que começa nesta quarta (14) é um evento gratuito, realizado pelo Instituto Internacional Arayara em parceria com o Observatório do Carvão Mineral, Observatório do Petróleo e Gás e o Instituto Clima e Sociedade (iCS) reunindo pesquisadores de grande proeminência no assunto. O congresso é híbrido e sediado nos três estados brasileiros com maior proeminência na utilização do carvão mineral na geração de energia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, durante três dias.

 

Dentre os temas que os palestrantes com trabalhos admitidos no congresso apresentarão estão:

01 – TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA E INCLUSIVA, DESCOMISSIONAMENTO SEGURO, EMPREGABILIDADE E ECONOMIA;

02 – CARVÃO MINERAL, ÁGUA, MEIO AMBIENTE E CLIMA;

03 – IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO CARVÃO MINERAL E O RACISMO AMBIENTAL E ENERGÉTICO NOS TERRITÓRIOS;

04 – ECONOMIA (CUSTOS) DO CARVÃO NA MATRIZ ENERGÉTICA;

05 – IMPACTOS E EFEITOS DO CARVÃO MINERAL NA SAÚDE HUMANA;

06 – POLÍTICAS PÚBLICAS, LITIGÂNCIA ENERGÉTICA E CLIMÁTICA, LEGISLAÇÃO E DIREITO;

 

Professores, pesquisadores, especialistas e comunidades afetadas pelo carvão mineral tem neste evento uma oportunidade de troca e construção para a descarbonização e promoção de energias limpas e sustentáveis.

 

“O mundo vive um momento importante para decidir se continua insistindo em retroceder em sua matriz energética, ou se atenta às questões climáticas urgentes e vitais promovendo o descomissionamento de termelétricas a carvão mineral e outros fósseis, essas que trazem tantos prejuízos ao meio ambiente, principalmente rios e atmosfera, saúde e economia, já que é uma energia que além de suja é subsidiada e cara”, cita uma das organizadoras do evento, Suelita Röcker, diretora de Educação e Projetos do Instituto Internacional Arayara.  Suelita diz ainda que “devido a continuidade das extrações em minas de carvão, até hoje continua-se produzindo rejeitos tóxicos que se juntam aos historicamente não recuperados, gerando perdas enormes principalmente para o desenvolvimento agrícola e o turismo de regiões importantíssimas. Não  existe carvão mineral sustentável, nem transição justa com o carvão, esse congresso vem em momento oportuno elucidar cientificamente alguns conceitos que estão sendo distorcidos ou falácias criadas pela indústria do carvão”.

 

Em entrevista recente, Rualdo Menegat, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e avaliador no congresso, diz que “a transição energética justa para o setor carvoeiro é olhar para a potencialidade de cada região e desenvolver novos polos culturais-econômicos e sociais. A continuidade do carvão nessas regiões é como uma pesada cortina que impede a visualização da potencialidade do lugar e da cultura já instalada e em franco desenvolvimento” alem de que “o fechamento de termelétricas e da mineração do carvão provoca mudanças econômicas positivas, e não o contrário”, afirma o professor.

 

Agenda do Congresso:

 

No Ceará presencialmente:

?ONDE: Auditório da Geografia – UFC em Fortaleza

?️ QUANDO: Quarta 14/09/22

⌚ HORÁRIO: das 8:30 às 12h

 

No Rio Grande do Sul presencialmente:

?ONDE: Auditório da FABICO – UFRGS em Porto Alegre

?️ QUANDO: Quinta 15/09/22

⌚ HORÁRIO: das 8:30 às 12h

 

Em Santa Catarina presencialmente:

?ONDE: Reitoria da UFSC em Florianópolis

?️ QUANDO: Sexta 16/09/22

⌚ HORÁRIO: das 8:30 às 12h

 

LINKS DE ACESSO:

Webinario apenas parte da manhã (audiência)

https://us02web.zoom.us/j/87112881100?pwd=WkgxNEZZZnV4c0FJVUJHb1JwaVFvQT09

Senha de acesso: 187931

 

Apresentação dos trabalhos das 14h às 17h (100% online):

https://us02web.zoom.us/j/82706554189?pwd=TFVDZ1BzZUtZQ1I1bWhlT3hOZi8zQT09

ID da reunião: 827 0655 4189
Senha de acesso: 705724

 

Saiba mais em:

https://transicaojusta.arayara.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.